http://youtube.com/watch?v=A8ETBjxz14s
Afinal, porque preocupa o fenómeno da globalização?
Desde há muito tempo, que o nosso planeta está a ficar mais homogéneo.
Já deve ter reparado que as grandes corporações expandem-se para regiões com outras motivações políticas e culturais, ou que estamos em plena revolução tecnológica nas comunicações, ou então, que estão a ser criados novos blocos comerciais, ou ainda que, estão a ser criadas novas culturas, através da junção entre duas ou mais culturas distintas!
Tudo isto é globalização, e tudo isto afectará o nosso planeta a nível económico, social, cultural e político.
Há quem defenda que a globalização surgiu no Século XV ou século XVI, pois neste período, e séculos seguintes, deu-se o fenómeno da colonização por parte de países europeus. O aumento do fluxo da força de trabalho entre países e aumento da complexidade das relações políticas nesta altura, sobretudo na Europa, enquadram-se nas características do processo de globalização.
No entanto, o fenómeno globalização tem um enorme impacto a nível Mundial em meados do século XX, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a necessidade de reconstruir a Europa e a sua economia. A criação da CECA e mais tarde da CEE permitem a aproximação das várias nações da Europa, que haviam sido devastadas com a guerra de 39-45.
Apesar de tudo, o Mundo vivia em guerra, uma guerra que vivia de actos, a que se chamou Guerra-Fria. Os Estados Unidos tinham medo da Rússia, a Rússia tinha medo dos Estados Unidos.
O fim da URSS e a queda do muro de Berlim foram mais duas causas para a abertura de fronteiras e libertação das culturas.
O comunismo que vigorava na URSS não permitia a abertura ao Mundo e dificultava a própria estabilização de uma Paz Mundial. A separação da URSS criou mais de uma dezena de estados, e muitos deles, viraram as costas ao Pacto de Varsóvia para assimilar uma cultura mais Ocidental, vincada na entrada de muitos desses estados na NATO e na UE.
Voltando à Segunda Guerra Mundial, pois esta tornou-se numa lição. Uma lição, embora duríssima mas, que os países souberam interpretar como uma forma de tornar as nações mundiais mais próximas umas das outras!
Com esta nova ideologia, as economias cresceram. Um pouco por todo o Mundo surgiram economias emergentes, tais como o Japão, que se juntaram aos países mais fortemente desenvolvidos.
A Alemanha, por exemplo, devastada com a Segunda Guerra Mundial foi dos países que mais aprendeu com a “lição” e tornou-se num dos países com pólos industriais, mais atractivos da Europa.
Com a aproximação do século XXI, novos canais de globalização foram sendo visíveis. Outrora um canal de comunicação militar dos Estados Unidos, a ARPANET, é adaptado para uso comercial e passa a chamar-se INTERNET, estamos a falar do início da década de 1990. No entanto, é já no final dessa década que podemos falar em generalização da Internet a nível mundial, e quando falamos em generalização é ter conhecimento que existe um novo meio de comunicação.
A Internet tem a capacidade de acelerar os processos de troca de ideias e conhecimentos entre nações, o que torna a distância entre Lisboa e Pequim em qualquer coisa irrelevante, havendo apenas o factor limitativo da barreira linguística.
A barreira linguística não trava, no entanto, a entrada de produtos vindos do oriente nos mercados Europeus e Americanos. Telemóveis, Televisores e Rádios vindos do Japão, as lojas de comércio chinesas, que vendem bijutarias e outros objectos a preços que não têm concorrência, são factores que contribuem para a globalização. Hoje em dia, não há terra que não tenha uma Loja Chinesa.
Da América Latina, durante anos, Portugal recebeu muitas telenovelas brasileiras, num período em que a ficção nacional praticamente não existia, o gigante GLOBO era o produtor de ficção mais requisitado.
No entanto, existem estados que nunca se abriram à globalização, estados que nunca sofreram uma transformação como a URSS, estados que bloqueiam e controlam a informação, em defesa das suas políticas e ideologias.
Cuba, China e Arábia Saudita, são exemplos de países que limitam o uso da Internet, nomeadamente controlando a criação de e-mail e acessos a diversos sites, na maioria com conteúdos eróticos ou pornográficos.
A globalização é um factor que interfere também com a qualidade de vida. Os países mais abertos à globalização têm conseguido diminuir a pobreza nas últimas duas décadas, ao mesmo tempo o acesso a novos medicamentos e equipamentos médicos e a diminuição do custo dos alimentos faz com que a qualidade de vida seja superior.
Em países como a China, em que houve uma abertura ao resto do mundo, a qualidade de vida aumentou, tal como em alguns países da América Latina, ao invés, vários países da África sub-saariana, que se mantiveram fechados à globalização, sentiram um aumento da pobreza.
Como em tudo na vida, também a globalização tem movimentos a favor e movimentos contra. Os movimentos anti-globalização têm desenvolvido uma luta contra os resultados da globalização e também porque as suas características são causadoras de divergências, nomeadamente, os riscos inerentes às transacções financeiras e a perda de soberania dos Estados.
Os movimentos anti-globalização receiam a livre circulação entre estados, sem qualquer controlo, e a facilidade com que as instabilidades económicas, que se possam criar em determinado estado ou região, possam alastrar rapidamente a outros pontos do globo, variando da forma como os países dependem uns dos outros.
O que é certo é que os países menos desenvolvidos têm muito a ganhar com a globalização, que se assume como um factor muito positivo para o seu desenvolvimento económico e social.
Manuel Caneira, in http://abrirocaminho.blogs.sapo.pt
Cabana dos Parodiantes, um café repleto de luz, onde cada cliente que entra é uma lampadinha incandescente !!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
INFERNOS, EXISTEM MUITOS !

O inferno de Dante certamente estará tão lotado quanto as prisões em S. Paulo, Brasil, mas, citando o mesmo, « os lugares mais quentes do inferno estão destinados aos que, em tempo de grandes crises, se mantêm neutros.»
Atente-se, então a este caso excepcional:
« Num exame de Física na Universidade de Aveiro o chefe do Dep. de Física da Universidade de Aveiro,da cadeira de "Transmissão de Momento, Massa e Calor II", fez a seguinte pergunta:
- O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique a sua resposta. (ou seja, se o Inferno é um sistema que liberta calor ou que recebe calor)
Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, mas um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:
"Primeiramente, postulamos que, se as almas existem, então devem ter alguma massa. Se tiverem, então uma mole de almas também tem massa. Então, em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno? Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai. Por isso, não há almas a sair.Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhadela às diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que, se não pertenceres a ela, então vais para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno.
A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem constantes, a relação entre a massa das almas e o volume do Inferno também deve ser constante. Existem então duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.
2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.
Então, qual das duas opções é a correcta? Se nós aceitarmos o que a aluna Teresa Maria me disse no primeiro ano: "Haverá uma noite fria no inferno antes de eu ir para a cama contigo" e levando em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações sexuais com ela, então a opção 2 não é verdadeira.Por isso, o inferno é exotérmico.
O aluno António José tirou o único "20" na turma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! »
retirado e adaptado do blogue http://gatofu.blogspot.com/
imagem - " Inferno ", pintura sobre madeira, sec.XVI, autor desconhecido. Museu Nacional Arte Antiga, Lisboa.
- O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique a sua resposta. (ou seja, se o Inferno é um sistema que liberta calor ou que recebe calor)
Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, mas um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:
"Primeiramente, postulamos que, se as almas existem, então devem ter alguma massa. Se tiverem, então uma mole de almas também tem massa. Então, em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno? Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai. Por isso, não há almas a sair.Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhadela às diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que, se não pertenceres a ela, então vais para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno.
A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem constantes, a relação entre a massa das almas e o volume do Inferno também deve ser constante. Existem então duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.
2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.
Então, qual das duas opções é a correcta? Se nós aceitarmos o que a aluna Teresa Maria me disse no primeiro ano: "Haverá uma noite fria no inferno antes de eu ir para a cama contigo" e levando em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações sexuais com ela, então a opção 2 não é verdadeira.Por isso, o inferno é exotérmico.
O aluno António José tirou o único "20" na turma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! »
retirado e adaptado do blogue http://gatofu.blogspot.com/
imagem - " Inferno ", pintura sobre madeira, sec.XVI, autor desconhecido. Museu Nacional Arte Antiga, Lisboa.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
A VERDADE DA GUERRA COLONIAL ? AINDA É CEDO!!

Por ocasião da passagem na RTP, do grande fresco documental " A Guerra ", da autoria do jornalista Joaquim Furtado, que estreia 3ª feira, 16 de Outubro, o mesmo canal dedicou o " Prós e Contras ", no dia anterior, ao tema da guerra colonial. Convidou militares e ex-militares, mais ou menos graduados, portugueses e das ex-colónias africanas, assim como historiadores e demais entendidos e associações de ex-combatentes.A ideia, bem intencionada, era a de falar abertamente sobre tudo, passados que estão quarenta anos sobre os acontecimentos que marcaram aquelas pessoas.Foi com tristeza que constatei, que vai ser necessário passar mais uns anitos, até que todos eles passem para outra dimênsão física e espiritual, afim de que finalmente se possa repor e desmistificar muitas verdades sobre aquilo que se passou naqueles 13 anos terríveis em África.Fico ansiosamente contando as horas para visionar o 1º de 18 episódios do documentário de Joaquim Furtado.
No meio de 200 entrevistas, 500 horas de gravação e de 5000 filmes visionados, alguma verdade há-de existir.
No meio de 200 entrevistas, 500 horas de gravação e de 5000 filmes visionados, alguma verdade há-de existir.
foto de Humberto Reis 1969/71 - Guiné, zona leste, Bambadinca.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
" ASTRODOMINE DOMINE " - PINTURA DE LUIS DAMIÃO, NO MÊS DE OUTUBRO

Se não visitou a Cabana para ver a exposição de pintura do jovem Luis Damião, tem ainda o mês de Outubro.
Trata-se da primeira vez que Luis mostra os seus trabalhos ao público. Na verdade a sua aventura com a pintura é recente, tirando partido da urgência de experimentar novas conexões e soluções com materiais insólitos.
Não perca a exposição " Astrodomine Domine " de Luis Damião na Cabana dos Parodiantes.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
A MELHOR PUBLICAÇÃO HUMORÍSTICA EM PORTUGAL

Brevemente o site da cabana - http://www.cabanadosparodiantes.com/ - vai conter toda a história dos Parodiantes de Lisboa : autores, responsáveis, intérpretes, eventos, realizações...e a melhor publicação de humor em Portugal - A Parada da Paródia - semanário de muita boa disposição e de graça popular, que esteve nas bancas entre 1960 e 62, editando 104 números.
Esteja atento ás " guloseimas " divertidas que aí veêm, porque...fazer chorar é mais fácil, nem que se recorra à cebola.
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
ASTRONOMY DOMINE - PINTURA NOVA DE UM NOVO PINTOR

Luis Damião, jovem estudante de Marinhais que fez o 12º ano no curso Tecnológico / Design, em Salvaterra de Magos, mostra-nos uma série de trabalhos realizados especialmente para esta exposição. Astronomy Domine, capta subtilmente a urgência de experimentar gestos aleatórios em materiais industriais que se prestam a uma certa liberdade.Luis Damião não utilizou o tradicional pincel para a realização das composições, preferindo colheres, varetas ou esponjas. Num desejo de domínio, ensejo de todo o homem que se atreve, o jovem criador recriou livremente os astros e suas metamorfoses, assumindo humildemente, que este trabalho foi fruto da imaturidade artística e da necessidade de uma aprendizagem feita da acção e da práctica.
As obras expostas foram pintadas em Julho e Agosto deste ano e foram utlizados esmaltes e óleos sobre tela.
As obras expostas foram pintadas em Julho e Agosto deste ano e foram utlizados esmaltes e óleos sobre tela.
Visitem esta exposição e matem saudades da Cabana dos Parodiantes.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
" O SIDDHARTHA " - A PROPÓSITO DA VISITA A PORTUGAL DO LÍDER ESPIRITUAL E POLÍTICO DO TIBETE, DALAI LAMA

Quase meia centena de portugueses ajudam mensalmente na educação de cerca de 800 crianças tibetanas a viver na Índia, Nepal e Butão, ao abrigo do projecto Siddhartha criado por um lama tibetano.O Siddhartha tem por objectivo o apadrinhamento de crianças-monges que vivem nos mosteiros, garantindo-lhes as necessidades básicas (alimentação, vestuário e cuidados médicos) e assegurando-lhes a possibilidade de uma educação e de uma prática espiritual nas melhores condições.Os cerca de 50 portuguesas contribuem com 1,15 euro por dia para a subsistência e educação de pelo menos 800 crianças, garantindo-lhes um futuro condigno.Desde 2001, ano da primeira visita a Portugal do líder espiritual tibetano Dalai Lama, que o projecto deu os primeiros passos em território português através da Casa de Cultura do Tibete.Em declarações à agência Lusa, José Cardal, responsável da Casa de Cultura do Tibete, referiu que o apoio a este projecto vai ao encontro da cultura tibetana, que não tem existência própria fora do quadro espiritual."Apoiar os monges é estar também a promover a preservação da cultura", adiantou.A escolha do nome Siddhartha para este projecto, explicou, tem um sentido: "Era o nome do príncipe que se transformou em Buda".Os padrinhos poderão escolher varias modalidades: encargo total (que implica o pagamento mensal de 35 euros), o encargo parcial (destinado à alimentação e que se situa nos 24 euros por mês) ou o encargo complementar (com a doação de onze euros por mês).Após a invasão do seu país pelas tropas chinesas, os tibetanos que conseguiram escapar aos massacres que ocorreram no Tibete exilaram-se nos países vizinhos (Nepal, Butão, Índia) e para a maioria dos refugiados as condições de vida são extremamente difíceis sendo a condição das crianças a mais precária.Os mosteiros são assim os lugares de acolhimento das crianças e adolescentes em situações de perigo mas para a maior parte destes mosteiros a única possibilidade de superar as dificuldades quotidianas reside numa ajuda exterior.Ao todo são cinco os mosteiros que beneficiam deste projecto.Portugal apadrinha o mosteiro de Orgyen Kunsang Chokhorling, fundado por Kangyur Rinpoche em Darjeeling, na Índia.Segundo a Casa de Cultura do Tibete, ajudar os tibetanos é ajudar um povo a preservar a sua cultura milenar, cuja originalidade e riqueza filosófica e espiritual é património da Humanidade.O montante oferecido por cada padrinho é a soma necessária, em termos teóricos, para cuidar de uma criança, mas como ainda não foi possível apadrinhar todas as crianças tudo é partilhado.O objectivo, explicou José Cardal, é evitar desigualdades entre as crianças, o que constituiria uma situação incompatível com a vida comunitária dos mosteiros.Os donativos são entregues ao Lama responsável pelo mosteiro que os utiliza nas despesas relacionadas com as necessidades básicas de todas as crianças e as crianças são informadas sobre a origem do apoio que recebem sem menção particular a um padrinho.Embora não se estabeleça uma ligação pessoal entre o afilhado e o padrinho, este último recebe notícias sobre as actividades que ocorrem no mosteiro durante o ano, assim como fotografias da vida quotidiana dos meninos-monges que residem no mosteiro que patrocina.
in, http://radiomacau.blogspot.com/
in, http://radiomacau.blogspot.com/
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
GEORGES DUSSAUD CIDADÃO DO MUNDO

"Nós, portugueses, não celebramos nada. Somos ensinados para não celebrar nada. Pior, somos ensinados para uma espécie de vergonha e silêncio. A existência de uma cultura de celebração requer abertura à distinção e à solenidade, coisas que a nossa baixa educação cívica e histórica repele. No ensino ou fora, o português é treinado para desprezar símbolos, memórias, rituais, tudo o que no mundo real das sociedades e das pessoas há de mais emotivo e não racional."
Lomba, Pedro, Diário de Notícias em 2007/06/07
Este belíssimo texto retirado do blogue - http://salvaterraefixe.blogspot.com/, demonstra na perfeição o espírito do povo português, em relação á sua história, á sua cultura e ás suas gentes, que anonimamente ou em excelência, são motivo de regozijo.
Quero homenagear um fotógrafo francês, Georges Dussaud, que há 25 anos capta o Portugal mais profundo com a sua câmara fotográfica, fixando realidades e quotidianos, que na sua maioria, já se extinguiram.
Sensibilizou-o, mais a sua esposa, este país feito de pessoas puras e ingénuas, aldeias e paisagens em suspensão temporal.
Quero homenagear um etnólogo musical corso, Michel Giacometty, que no final dos anos 50 fixou-se neste cantinho periférico, por amor a uma mulher e ao cancioneiro popular musical riquíssimo que ainda existia nessa época, no dia a dia das pessoas, nas memórias que lhes deixaram 0s seus avós.
Durante anos, este cidadão da Córsega, calcorreou o país de lés a lés, munido de um gravador e um microfone, registando canções, lamúrias, lendas, músicas e sons de um povo que já não existe.
Graças a Georges Dussaud e Michel Giacometty, parte da nossa cultura fotográfica e fonográfica foi preservada para a posteridade. Ambos cidadãos estrangeiros e cidadões do mundo.
Em Portugal, a principal preocupação dos seus cidadãos, é inventar dinheiro para se entediarem quinze dias por ano numa resort de luxo, num país exótico, que nem precisam sequer saber o seu nome.
Em Portugal há um país fabuloso por descobrir, longe das praias e dos shoppings.
Em Portugal existem paraísos naturais e arquitectónicos valiosíssimos.
Existem ainda pessoas puras e ingénuas...mas estão se extinguindo.
" Crónicas Portuguesas ", Georges Dussaud, exposição de fotografia no Centro Português de Fotografia, no Porto. a não perder.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
terça-feira, 14 de agosto de 2007
...SE UM CANDIDATO A CRIATIVO DE ARTES PLÁSTICAS DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE QUISESSE INPRESSIONAR O DIRECTOR Á PRIMEIRA ENTREVISTA ?

A exposição " ...se um candidato a criativo de artes plásticas de uma agência de publicidade quisesse impressionar o director á primeira entrevista ? ", foi fruto de um ano inteiro de registos diários, em 2002. Os 365 cartões realizados, reflectem uma disciplina e um rigor que o próprio artista desejou, como forma de inventariação das suas inúmeras possibilidades estílisticas.
Assim, simulando uma virtual entrevista de emprego, numa agência de publicidade, o autor apetrechou-se de várias valências, afim de levar por vencida o concurso ao lugar de criativo de artes plásticas.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Últimos dias para ver a exposicão de Carlos Costa na Cabana

É urgente ver e admirar as fotos a preto e branco que o fotógrafo Carlos Costa fez exclusivamente para a Cabana dos Parodiantes.
Carlos Costa nunca nunca tinha sentido o apelo pela cultura tauromáquica, nem tão pouco imaginado que estaria dias a fio, embrenhado corajosamente no terreno, onde os touros bravos, pacientemente, se vão formando, até entrarem na arena do grande circo. Foi assim que Carlos Costa captou, minuciosamente, as 12 imagens aqui expostas, exercícios livres de admiração e respeito por um animal soberbo, como é o touro.
" FESTA BRAVA - UM CULTO COM AFICION ", na CABANA até 31 de Julho.
quarta-feira, 4 de julho de 2007
CADAVRE EXQUIS II ( realizado na Cabana )

Era um dia perfeito, a aldeia estava em festa, o sol brilhava e a pinga era de graça, mas, havia um senão: o Zé Pinga estava possuído pelo caracol ranhoso, que foi deixando um rasto peganhento. Sem querer, ele colocou o sapato em cima da nhanha e quando reparou, parecia pastilha elástica...quanto mais tentava livrar-se, mais agarrado ficava, como um vício exasperante e areia movediça.
No fundo do lago, uma mão enorme que o puxava para a toca do diabo.
Para mostrar o que de mais mordaz aconteceu, todo o covil estava revestido de renho de cobra e caca de mosca podre presa numa ovelha em putrefacção.
O zé Pinga tinha cumprido a sua missão impossível de comer toda a erva que havia naquele prado verde, ponteado de cores primaveris...e as folhas serpenteavam ao sabor da brisa.
Ana Santos / Fátima Sampaio / Frnando Andrade
http://www.educared.org.ar/tamtam/archivos/2005/08/10/cadaver_exquisito.htm
http://www.lasombradelmembrillo.com
segunda-feira, 25 de junho de 2007
MOITA FLORES NA CABANA PELA SEGUNDA VEZ
É com satisfação que vamos receber o escritor Moita Flores,actual presidente da Cãmara Municipal de Santarém. O motivo será a apresentação do seu novo romance " A Fúria das Vinhas ". Como as conversas são como as cerejas, não vai faltar temas para uma boa conversa, ou não fosse o Moita Flores um alentejano dos sete costados.
Uma noite de Conversas da Cabana preciosa, já nesta 5ª feira, 28 de Junho, pelas 22: horas.
Uma noite de Conversas da Cabana preciosa, já nesta 5ª feira, 28 de Junho, pelas 22: horas.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
FINALMENTE RUY DE CARVALHO NAS CONVERSAS DA CABANA
Amigos da Cabana
Finalmente um dos melhores actores de sempre do nosso
Portugal, o Ruy de Carvalho, claro, na nossa Cabana dos Parodiantes.
É já nesta 5ªfeira, dia 21 de junho, pelas 22:horas.
Ao seu lado vai estar o seu filho, o actor João de Carvalho,
repetente nas lides das Conversas da Cabana, com a moderação da
conversa à sua responsabilidade.
Uma conversa em familia, com muitas histórias e peripécias para
contar, é o que promete mais uma tertúlia na Cabana.
Não deixe de vir...e venha cedo, pois vai haver poucos lugares vagos.
saudações cabanísticas
Finalmente um dos melhores actores de sempre do nosso
Portugal, o Ruy de Carvalho, claro, na nossa Cabana dos Parodiantes.
É já nesta 5ªfeira, dia 21 de junho, pelas 22:horas.
Ao seu lado vai estar o seu filho, o actor João de Carvalho,
repetente nas lides das Conversas da Cabana, com a moderação da
conversa à sua responsabilidade.
Uma conversa em familia, com muitas histórias e peripécias para
contar, é o que promete mais uma tertúlia na Cabana.
Não deixe de vir...e venha cedo, pois vai haver poucos lugares vagos.
saudações cabanísticas
terça-feira, 5 de junho de 2007
FESTA BRAVA - UM CULTO COM AFICION NA CABANA
A CABANA dos PARODIANTES, em Salvaterra de Magos, o café dos saudosos Parodiantes de Lisboa, quer convidá-los para visitarem o nosso histórico espaço e " matarem dois coelhos com uma cajadada " :
- Assistirem ás famosas Festas do foral, do touro e do fandango de Salvaterra de Magos, de 1 a 10 de Junho, com largadas de touros diárias ao final das tardes
- Admirarem a exposição de fotografia " Festa Brava - um culto com Aficion ", do grande fotógrafo CARLOS COSTA.
Sendo a CABANA um café situado na avenida principal, mesmo no centro das largadas, vale bem a pena a visita, com promessa de emoções fortes.
Em relação ás obras expostas, foram fruto de um desafio lançado por nós ao grande fotógrafo Carlos Costa. Este não se fez rogado e, durante uma semana andou de máquina fotográfica ao ombro, na ganaderia de José Dias, em Santo Estevão, Benavente, bem no terreno onde os imponentes touros vivem.
Com a colaboração do Grupo de Forcados de Salvaterra de Magos, Carlos Costa viveu de perto os treinos deste grupo antes das corridas de touros em Moura e Salvaterra de Magos e fez uma reportagem muito interessante da valêntia e do arrojo dos forcados.
O resultado desta aventura foram dez magníficas fotografias a preto e branco, autêntico hino á festa brava e á nobreza do touro.
A CABANA dos PARODIANTES espera pela sua presença e já agora, traga muita sede, pois a nossa SANGRIA é cá uma pinga!!!
http://www.cabanadosparodiantes.com
http://amore1cabana.blogspot.com
http://www.mesdaenguia.com
- Assistirem ás famosas Festas do foral, do touro e do fandango de Salvaterra de Magos, de 1 a 10 de Junho, com largadas de touros diárias ao final das tardes
- Admirarem a exposição de fotografia " Festa Brava - um culto com Aficion ", do grande fotógrafo CARLOS COSTA.
Sendo a CABANA um café situado na avenida principal, mesmo no centro das largadas, vale bem a pena a visita, com promessa de emoções fortes.
Em relação ás obras expostas, foram fruto de um desafio lançado por nós ao grande fotógrafo Carlos Costa. Este não se fez rogado e, durante uma semana andou de máquina fotográfica ao ombro, na ganaderia de José Dias, em Santo Estevão, Benavente, bem no terreno onde os imponentes touros vivem.
Com a colaboração do Grupo de Forcados de Salvaterra de Magos, Carlos Costa viveu de perto os treinos deste grupo antes das corridas de touros em Moura e Salvaterra de Magos e fez uma reportagem muito interessante da valêntia e do arrojo dos forcados.
O resultado desta aventura foram dez magníficas fotografias a preto e branco, autêntico hino á festa brava e á nobreza do touro.
A CABANA dos PARODIANTES espera pela sua presença e já agora, traga muita sede, pois a nossa SANGRIA é cá uma pinga!!!
http://www.cabanadosparodiantes.com
http://amore1cabana.blogspot.com
http://www.mesdaenguia.com
quarta-feira, 23 de maio de 2007
CADAVRE EXQUÍS I ( realizado na Cabana )

E lá estava elaoutra vez o contar as garrafas expostas na prateleira, obcessão tão doentia ao ponto de criar vómito em todos aqueles que assistiam á conversa acerca da sua última viagem à foz do ganges da Índia alucinante:
- Que viagem aquela, desgraçada, amaldiçoada, tantos foram os dissabores...coitada de mim, que não sei o que é homem desde o tempo em que as criãnças brincavam com imaginação infinita !
tão infinita, que ninguém a compreêndia, pior, que nem ela.
nem de propósito, cenários bem escolhidos e gaivotas em voo picado, drogado.
- Esta juventude é uma vergonha, vidas estragadas e inconscientes...!
Como todos os que escolheram a missão de pedagogos.
http://www.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/s/surrealismo.htm
http://www.perve.org.pt/surrealistas/index/.html
texto e desenhos - Ana Santos / fernando Andrade
02/05/2007
segunda-feira, 21 de maio de 2007
ÚLTIMOS DIAS PARA ADMIRAR AS FOTOGRAFIAS DE CARLOS PINTO

"Fotografar é, para mim, um acto de libertação de imagens que percorrem - esvoaçando - a minha mente; no preciso momento em que, sustendo a respiração, essas imagens são fixadas na película, liberto-as do meu espírito, eternamente"
É desta maneira que Carlos pinto sintetiza o seu acto de criação na arte de fotografar
As fotografias a rigoroso preto e branco deste artista, com o título " Fragmentos " poderão ser vistas até ao final do mês de Maio, na Cabana dos Parodiantes.
Trata-se de uma dúzia de imagens, algumas recolhidas aquando a sua permanência na ilha graciosa, Açores, e por outros lugares onde ainda vive gente genuína. É esse o sentimento que as suas fotos exalam, pessoas de tempos esquecidos, cumprindo o seu fadário, sobrevivendo aos dias que já não lhes pertencem.
É desta maneira que Carlos pinto sintetiza o seu acto de criação na arte de fotografar
As fotografias a rigoroso preto e branco deste artista, com o título " Fragmentos " poderão ser vistas até ao final do mês de Maio, na Cabana dos Parodiantes.
Trata-se de uma dúzia de imagens, algumas recolhidas aquando a sua permanência na ilha graciosa, Açores, e por outros lugares onde ainda vive gente genuína. É esse o sentimento que as suas fotos exalam, pessoas de tempos esquecidos, cumprindo o seu fadário, sobrevivendo aos dias que já não lhes pertencem.
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