sexta-feira, 19 de março de 2010

" ACONTECEU " NA CABANA COM CARLOS PINTO COELHO




Carlos Pinto Coelho veio á Cabana dos Parodiantes para nos garantir que existe liberdade de expressão em Portugal !


Como era de adivinhar, a maioria das perguntas feitas ao conhecido convidado, foram direccionadas para esta problemática que tem sido assídua nos jornais e telejornais do nosso país. De facto, se não fosse assim, ele próprio não teria estado nesta tertúlia a falar tão abertamente sobre este assunto, terá dito.


Carlos Pinto Coelho partilhou com a audiência a sua vasta experiência como director-adjunto de informação em 1977, assim como chefe de redacção do telejornal do Canal 2 e director de programas de programas da RTP na década de oitenta. Confessou-nos o seu desencanto pelo estado actual da televisão em Portugal e apontou a televisão digital terrestre como o futuro próximo inevitável, que irá revolucionar o paradigma da tv generalista e obrigá-la a desenvolver uma relação de maior interactividade com o espectador. A televisão generalista que se cuide, disse o orador, ventos de mudança estão para breve e novos desafios virão tirar-nos do nosso marasmo.


Autor do " Acontece ", o melhor programa de sempre da RTP de divulgação cultural em Portugal, Carlos Pinto Coelho não esquece quem pôs fim a esse programa e como ele foi interrompido. A (imensa) minoria que não perdia este programa diário, viu-se de um momento para o outro, com um vazio impossível de ser preenchido. O Acontece, educou e informou com qualidade, gerações de portugueses ávidos de cultura e essa realidade não terá sido suficiente para o então ministro da presidência do XV governo constitucional no ano de 2003.


Todos os que tiveram a oportunidade de privar com este jornalista e homem da cultura, na Cabana dos Parodiantes na passada 5ª feira de 4 de Março, decerto perceberam a importância dessa noite.


Que melhor e mais evidente prova disso (nem a propósito), a nobre distinção que o Carlos Pinto Coelho recebeu hoje, do Ministério da Cultura de França.


Façam o favor de ler esta noticia desenvolvida no post em baixo do blog amore1cabana.