sábado, 9 de fevereiro de 2008

A CABANA NO CARNAVAL 2008, TRAVESTIU-SE DE MIL FANTASIAS !!


TODO É MUNDO É BEM VINDO NA CABANA, MESMO O CHIFRUDO-MOR...MAS SÓ NO CARNAVAL !!!


NO CARNAVAL DESCARREGUE TODOS OS DEMÓNIOS NA CABANA DOS PARODIANTES !!!


OS BOIADEIROS DO PANTANAL DESCERAM Á VILA E VIERAM Á CABANA. MAS OS CAVALOS FICARAM LÁ FORA !!!


NO CARNAVAL UM CABANAL DE TERROR...!


NA CABANA, APENAS NA 2ª FEIRA GORDA, AS MULHERES DOMINAM OS HOMENS !!


QUEM DISSE QUE UM " CHEETOS " NÃO PUXA PELA CERVEJINHA ???


GUERRILHEIRO TIMORENSE FAZENDO UMA PAUSA NA LUTA. VIVA CABANA LIVRE !!!


A CABANA NO CARNAVAL É UMA AUTÊNTICA " PRISON BREAK "


O CARNAVAL DA CABANA É O ÚNICO QUE JUNTA A CHINA E O MINHO !?


A FANTASIA E O SONHO MISTURAM-SE NA CABANA !!


ANA MARIA MAGALHÃES QUASE FEZ TREMER A CABANA !!!


Seis meses depois, as conversas da Cabana voltaram ao convívio de todos aqueles que cultivam a ideia de que, o saber não ocupa espaço.A oradora convidada foi a escritora, professora de história e licenciada em filosofia - Ana Maria Magalhães.Soavam as 22:00 horas, quando o anfitrião deu por início à primeira tertúlia de 2008, não sem antes dedicar a noite, a um cliente da Cabana, entusiasta destas conversas, que faleceu recentemente - João Roberto.O tema escolhido foi o Grande Terremoto de Lisboa, e o moderador, o amigo e cliente da Cabana, eng. Esménio, fez o favor de, sintécticamente, dar a conhecer aos convivas, o longo percurso da escritora:De facto, Ana Maria Magalhães licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA, mas foi como professora de Historia de Portugal que iniciou a sua actividade profissional no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique.Conheceu em Salvaterra de Magos, na Escola Preparatória, a sua primeira colocação no ensino oficial. Naturalmente, mais tarde haveria de fazer o estágio pedagógico de profissionalização em Lisboa.Dai em diante, Ana Maria foi somando experiências riquíssimas no seu currículo, na qual se destacam a sua participação como Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro, onde visitou várias escolas na Europa e Estados Unidos da América.Em 1994 aceitou o convite da Expo'98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo'98 e as escolas.O ano de 1982, seria a sua estreia, ao lado de Isabel Alçada como escritora de livros infanto-juvenis. Esta parceria de sucesso, haveria de vender milhões de livros, educando várias gerações de crianças e jovens, fazendo a ponte entre a aventura e a História de Portugal.Perante tal percurso, o que se seguiu na Cabana foi demonstrativo:
- A oradora propôs um exercício lúdico aos presentes, próximo dos que experimentou com os seus alunos, afim de os motivar para a disciplina de Historia. A partir do seu livro, escrito a meias com Isabel Alçada, de nome " O Dia do Terremoto ", da colecção " Viagens no tempo ", Ana Maria leu alguns trechos do momento exacto da grande catástrofe, pedindo que todos tentassem se concentrar e repetir algumas frases em coro. Por momentos, parecia que a tragédia de 1755 se tinha mudado para a Cabana, provocando uma corrente de sentimentos deveras interessante.
- Toda a magnitude de um terremoto, com epicentro ao largo da costa algarvia, foi nos dado com mestria e sabedoria pela professora Ana Maria Magalhães. Percebemos, de facto, que Lisboa e Portugal, se transformaram radicalmente, após este evento natural. Quando o caos e a destruição se instalaram na Capital do Império; quando era necessário tomar medidas para tirar os mortos das ruas, afim de evitar pestes; quando era urgente tratar dos sobreviventes e reconstruir toda a cidade...uma personagem se destacou, graças á sua organização e visão empreendedora - João Sebastião e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal.
Compreendemos porquê este super ministro do rei D. José I, foi responsável pela reconstrução de Lisboa e modernização de toda a economia, arquitectura e cultura portuguesas, segundo os cãnones da Europa barroca civilizada oitocentista. Para o bem e para o mal, o Marquês de Pombal, mudou a face do nosso país, expulsando os judeus e acabando com a ordem dos jesuítas, perseguindo os nobres de sangue azul, enriquecendo a sua conta pessoal, mas o que ficou para a posteridade foi a sua arte e engenho para tentar conduzir um país ao pelotão da frente da Europa, perdido que estava o esplendor dos tempos do rei D. João V.
- Muita informação sobre o Terremoto de Lisboa e suas consequências, foram-nos passadas pela oradora convidada, durante as duas horas que vivemos na Cabana, sem televisão nem futebol.
- Tempo houve ainda para que Ana Maria nos falasse sobre outros livros seus, peripécias e aventuras á volta das pesquisas e viagens. A quimica e a diferença que existe entre si e Isabel Alçada, tempero mágico que explica as dezenas de livros da colecção " Uma Aventura..." e " Viagens no Tempo " e o sucesso estrondoso que tem sido essas publicações.
A noite sobre o Terremoto chegou ao fim e a Cabana dos Parodiantes não tremeu.
Foi mais uma noite de " Conversas da Cabana ", a primeira deste ano de 2008 e a 24ª, desde que começou em 2005.
Esperam-se mais conversas com convidados sempre estimulantes.
( todas as imagens desta tertúlia em http://www.cabanadosparodiantes.com/ )