terça-feira, 29 de março de 2011

AQUI PARA NÓS E MAIS UMA CENTENA DE PESSOAS COM O PACO BANDEIRA NA CABANA!


O Paco Bandeira que esteve na Cabana, na passada 5ª feira, 24 de Março, foi um homem tranquilo e sereno, um cidadão que alcançou a plenitude da sua realização, compondo, tocando e (en)cantando durante 4 décadas. O seu sorriso largo e as suas palavras sábias conquistaram as 120 pessoas que encheram por completo o salão da Cabana dos Parodiantes. Não era para menos, já que esta tertúlia foi a número 50 e o ambiente era de celebração.

O jornalista José Peixe, fez as honras da casa: em poucas palavras, ele relembrou a aventura que tem sido realizar estas Conversas da Cabana, fazendo desfilar algumas das personalidades que visitaram a Cabana desde 2005, assim como os temas universais abordados.

Paco Bandeira trouxe muita gente à Cabana, gente assídua destas noites e gente que debutou. celebrando connosco o culminar deste 1º ciclo de tertúlias. O artista de Elvas, fez questão de partilhar com os convivas, a sua longa e atribulada vida. Foi tocante a maneira como falou do seu pai, homenageando a sua condição de agricultor e analfabeto. A escolha de Paco pela música não terá sido aceite de bom grado pelo seu pai, que sempre lhe disse que ser músico não era uma profissão, mesmo que ganhasse todo o dinheiro do mundo. Paco acreditou, e confessou que hoje vive confortávelmente, graças ao seu público que lhe tem sido fiel e é para eles que ele trabalha.

A certa altura, o convidado, num tom introspectivo, segredou-nos que cada vez mais respeita e admira os portugueses que trabalham todos os dias das 9 ás 6, já que ele escolheu uma vida que lhe permite uma certa autonomia intelectual e temporal, possibilitando-lhe viajar pelo mundo e conhecer muitas pessoas.

O grande Elias, cliente da Cabana, pediu-lhe que tocasse uma chula que ouviu na rádio e que o impressionou. Não é para menos. A canção começa assim...Viva o Portugal do deixa andar, viva o futebol cada vez mais, viva a Liberdade viva a impunidade dos aldrabões quejandos e que tais...e daí para a frente é sempre abrir, de tal maneira que a canção está proíbida de passar nas rádios. O pedido do amigo Elias foi aceite e logo Paco se fez ouvir, acompanhado da sua viola. De sorriso maroto, o autor explicou que a canção " TGV-Share ou não Share, eis a questão ", foi um grito de revolta por esta impunidade que estamos a assistir todos os dias da parte dos políticos e gestores públicos que têm arruinado o nosso país: " O Sócrates, o Cravinho, o Coelho do Ps, sou amigo de todos eles, eles é que deixaram de ser meus amigos...vá-se lá saber porquê?!, disse descontraidamente o cantor alentejano. Todas as canções que aconteceram a seguir, durante quase duas horas, foram pedidas pelos presentes: a Sofia, funcionária e irmã do gerente da Cabana, com a filha ao colo dormindo, pediu a " Ternura dos 40 "...estou a chegar aos quarenta e antes de ir embora gostaria de ouvir...!.

Muitas canções brilharam nesta noite inesquecível na Cabana, mas nenhuma superou a " Marilúcia ". A Marilúcia, jovem cliente da Cabana, estudante do conservatório de música, pediu emocionada que cantasse essa canção, tão emblemática para si, pois foi graças a ela que os seus pais escolheram o seu nome. Manolo Bello, amigo de longa data de Paco, que estav sentado em frente a ele, cavalheirescamente, deu o lugar á moça e surpresa das surpresas, ela cantou e acompanhou o Paco, fazendo o contraponto, nunca desafinando...um dueto maravilhoso que a todos sensibilizou e que recebeu a maior ovação da noite.

Já no final, Paco despediu-se e sentimos que regozijava de alegria. O seu sorriso de orelha a orelha, denotava uma grande satisfação. Todos os sortudos que presenciaram esta 50ª tetúlia da Cabana dos Parodiantes, saíram felizes e convictos que noites destas, não se repetem.


A 50ª Conversas da Cabana não seria possível acotecer sem os apoios preciosos de:

- Escola Profissional de S. Magos (microfone e coluna de som)

- JP - Comunicação e Imagem (design do cartaz)

- Raposo - Comércio de Automóveis (impressão dos cartazes e flyers)