sexta-feira, 29 de dezembro de 2006


- AMADEO DE SOUZA-CARDOSO EM "DIÁLOGO DE VANGUARDAS”, até 14 de Janeiro de 2007, na Gulbenkian
Cem anos após a partida de Amadeo de Souza-Cardoso para Paris e meio século sobre a redescoberta e a apresentação historiográfica do artista em Portugal por José-Augusto França, a Fundação Calouste Gulbenkian homenageia a obra de um dos mais importantes artistas portugueses de sempre. A exposição “Diálogo de Vanguardas” inaugura dia 14, às 22 horas, nas galerias da sede da Fundação, abrindo ao público no dia 15, numa oportunidade única para conhecer a obra de Amadeo e dos artistas estrangeiros seus contemporâneos. Outra coincidência histórica, a data de inauguração da mostra coincide com o dia do nascimento de Amadeo, a 14 de Novembro de 1887.
são alguns dos artistas presentes, em quase 260 obras. Além\nde uma selecção de 190 pinturas e desenhos do artista português, apresentam-se\ntrabalhos de 36 artistas internacionais, com obras vindas de vários museus de\ntodo o mundo e de muitas colecções particulares. A exposição abrange todo o\nperíodo de produção de Amadeo, entre 1908 e 1918, e conta com o Alto Patrocínio\nda Comissão Europeia e o apoio exclusivo do Banco BP.\n\nA exposição estará aberta ao público\nentre 15 de Novembro e 14 de Janeiro de 2007, de terça a domingo entre\nas 10\ne as 22horas. Novidade será a abertura ao público às\nsextas-feiras à noite, entre as 18 e as 24 horas.\n\n(Quero ver se no\nsábado “pico o ponto” em Salvaterra um pouco mais tarde e se passo\npela Gulbenkian…)\n\n \n\n- Graça\nMorais, na Cordoaria Nacional (ali à beira da antiga FIL, junto ao rio), até 14\nJaneiro 2007\n\n",1]
);
//-->
Picasso, Brancusi, Modigliani, Malévitch, Sonia e Robert Delaunay, Kokoschka, Albert Gleizes, Alexej Jawlensky, August Macke e Olga Rozanova são alguns dos artistas presentes, em quase 260 obras. Além de uma selecção de 190 pinturas e desenhos do artista português, apresentam-se trabalhos de 36 artistas internacionais, com obras vindas de vários museus de todo o mundo e de muitas colecções particulares. A exposição abrange todo o período de produção de Amadeo, entre 1908 e 1918, e conta com o Alto Patrocínio da Comissão Europeia e o apoio exclusivo do Banco BP.
A exposição estará aberta ao público entre 15 de Novembro e 14 de Janeiro de 2007, de terça a domingo entre as 10 e as 22horas. Novidade será a abertura ao público às sextas-feiras à noite, entre as 18 e as 24 horas.
(Quero ver se no sábado “pico o ponto” em Salvaterra um