sexta-feira, 23 de março de 2007


PODE A ARQUITECTURA SALVAR O MUNDO?


Se não pode, pelo menos pode ajudar!

Foi esta a ideia que ficou no ar, depois de mais uma " Conversas da Cabana ", desta feita, dedicada à Arquitectura sustentável.

Cláudia Melo, jovem arquitecta, com mestrado em Londres, ligado à problemática das casas amigas do ambiente, fez-nos uma sinopse do estado actual do nosso planeta, frisando a acção nefasta do homem, nomeadamente na construção de arranha céus que são autênticos glutões de energia e poluidores natos do meio ambiente. Foi-nos mostrado alguns exemplos de casas projectadas de maneira a armazenar o máximo possível de energia solar, assim como, preparadas para deixar, ou não, entrar no seu interior o calor, dependendo da estação do ano. Tomou-se como exemplo, construções seculares, do Alentejo, perfeitamente integradas na paisagem e protegidas correctamente em relação ao clima, heranças da permanência dos mouros durante centenas de anos.

Em tom de conclusão, avizinha-se um futuro frouxo para as casas ecológicas no nosso território, na medida em que, segundo um estudo recente, só 9% dos projectos feitos em Portugal, são da responsabilidade de arquitectos.

Ainda se queixam dos dentistas mecânicos...?