quinta-feira, 21 de maio de 2009

FALECEU O SENHOR CINEMA - JOÃO BÉRNARD DA COSTA


Faleceu o SENHOR CINEMA.
Desapareceu deste filme absurdo que é a nossa vida, aquele que viu todos os filmes, realizados, desde que os irmãos Lunmiére projectaram o primeiro filme da história do cinema, em 1895.
O blog Amore 1 cabana, presta com este singelo, mas sentido post, a sua homenagem a João Bérnard da Costa, presidente da Cinemateca Portuguesa desde 1991, cinéfilo, escritor, crítico e historiador do cinema do mundo.
Cityzen Costa, nas suas famosas crónicas em vários jornais, acrescentava aos filmes da nossa memória, coisas que a nós eram invisíveis.
Bèrnard da Costa, em 2007, foi contactado por carta, da parte da Cabana dos Parodiantes, afim de proporcionar ao vasto auditório destas tertúlias mensais, três horas com a sua presença preciosa.
Respondeu a essa carta, como pessoa educada e de excelência que era, agradeceu, orgulhando-se da nossa preferência, lamentando não poder vir por falta de tempo.
O ministro da cultura, em dezembro de 2008, condecorou-o com a medalha de mérito cultural. Sete anos antes, recebera o prémio Pessoa.
A sétima arte tem uma dívida eterna para com ele.
Viva o SENHOR CINEMA !

Grande Bernard Costa !!