terça-feira, 18 de maio de 2010

BEHIND METROPOLIS - PINTURAS DE HELDER COELHO DIAS NA CABANA DOS PARODIANTES!


Helder Coelho Dias vive na Fajarda, mas nasceu em Coruche. Sempre viveu em contacto com a natureza e venera-a acima de tudo e de todos.
Desde os tempos em que tive a oportunidade de ser seu professor, nos idos anos 90, percebi que por detrás do seu ar tímido, existia um mundo em formação. Uma consciência crítica em relação ao meio envolvente, expressos nos seus primeiros desenhos a grafite e carvão, dominados por influências surrealistas. Voltei a encontrar o Helder, anos depois, em Lisboa, perfeitamente enquadrado no ecossistema urbano, onde trabalhou e frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes. Aí desenvolveu as suas aptidões no desenho e na pintura.
" Behind Metropolis" é o corolário das nove pinturas expostas no espaço da Cabana dos Parodiantes, encabeçada pela montra, tambêm da sua responsabilidade.

Estes trabalhos marcados pela sua forte consciência ecológica e pela sua veneração pela natureza, são um autêntico manifesto artístico sobre a urgência da preservação da paisagem rural contra as agressões das cidades e da industria poluidora.
As técnicas usadas por Helder Coelho Dias, privilegiam matérias orgânicas e tintas acrílicas, acentuando a tridimênsão das formas.

Uma visita á Cabana para contemplar as obras de Helder Coelho Dias, é um verdadeiro tónico energético para olharmos para a natureza com outros olhos. Até dia 3 de Junho 2010.