terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Salvaterra de Magos Hoje ficou mais pobre!





Parodiante Rui Andrade criou o mais duradouro programa de rádio

Lisboa, 24 Jan (Lusa) - Rui Andrade, que morreu hoje, aos 84 anos, fazia parte da equipa que, a 18 de Março de 1947, fez nascer Os Parodiantes de Lisboa, que criaram o programa com maior longevidade na rádio portuguesa.

O grupo - constituído pelos irmãos Rui e José Andrade, e que contava ainda com Eduardo Ferro Rodrigues, Manuel Puga, Mário Ceia, Mário de Meneses Santos, Benjamim Veludo e Santos Fernando - começou com o programa "Parada da Paródia", na Rádio Peninsular.
Seguiu-se o lançamento de novos programas, ainda nos Emissores Associados de Lisboa, e nasceu o "Graça com Todos", no Rádio Clube Português, que ficou "no ar" durante 50 anos, até 1997, ano em que Rui Andrade decidiu terminar com a actividade dos Parodiantes de Lisboa.
Segundo o filho, João Severino, o "Graça com Todos" teve "um tempo recorde de permanência na rádio, chegando o programa a ser transmitido para Angola, Moçambique, Timor, Macau e Austrália".
Para assegurar esse e outros programas, Rui Andrade "escrevia cerca de duas e três horas diárias, tendo sido considerado pela imprensa brasileira, em 1994, como o melhor escritor de humor da Europa", contou ainda João Severino à agência Lusa.
Os Parodiantes de Lisboa deixaram ainda a sua assinatura em programas radiofónicos como "Vira o Disco", "Radionovela", "Teatro Trágico", "Entre as Dez e as Onze" e "PBX", este último marcante de uma nova época dos programas da noite na Rádio Renascença.
Rui Andrade dedicou-se ainda à escrita de textos para o teatro de revista, sendo a mais conhecida delas "Ri-te, Ri-te", com Camilo de Oliveira e Florbela Queiroz, os cantores Rui de Mascarenhas e Paula Ribas e a participação de Octávio de Matos.
Esta revista subiu ao palco no Teatro Monumental, mas outros trabalhos da sua autoria foram representados no Parque Mayer, tendo Rui Andrade escrito também diversos textos para séries de humor televisivas.
A sua última participação teve lugar em 2000, quando os actores Morais e Castro e Luís Aleluia adaptaram para televisão as aventuras da dupla de detectives "Patilhas e Ventoinha", celebrizada na rádio, e pediram a Rui Andrade que escrevesse os novos episódios.
Rui Andrade, nascido em 1921 em Salvaterra de Magos, morreu hoje, no Hospital de Santa Maria, Lisboa, onde as cerimónias fúnebres vão ter lugar quarta-feira, cerca das 11:00, no centro funerário Santa Joana Princesa, em Alvalade.

**Desde já os Meus sentimentos á Familia Andrade que tão bem tem tratado do estabelecimento Cabana dos Parodiantes em Salvaterra de Magos.
**Ass: um dos elementos da Associação dos Amigos da Cabana.
HSF.
Lusa/Fim

Um livro, um Mundo de Conhecimento



Acabei à dias de ler o "Codex 632" do José Rodrigues dos Santos (sim o da RTP), confesso que foi uma (muito) agradável surpresa.
Não era muito de ler romances, não tenho formação ao nível de Línguas, Filosofias, Literaturas ou afins, mas de Tecnológicas, logo o romance para mim era, até à 2 anos, um tipo de literatura que não ligava pêva. Mas a minha esposa fez-me o favor de me "enganar" com um romance pensando eu que seria uma livro técnico e ofereceu-me "O Código Da Vinci" e abriu o apetite (obrigado AMOR).
Mas isto tuda para dizer o seguinte:
O Codex, além de ser um romance de investigação histórica, anda à volta da vida de Colombo, tem capítulos que referem (superficialmente nas de modo a abrir o apetite) à Filosofia Kanteniana (acho que é assim que se diz) e de Foulcault, ao Misticismo Neo-Gótico da Quinta da Regaleira em Sintra, à Cabala Judia e ao Gótico Português, mais conhecido pelo estilo Manuelino existente, entre outros, no Convento de Cristo em Tomar.
Ou seja, de uma assentada este livro foca, não só, aspectos de natureza histórica mas também do aspecto esotérico que envolve todo o mistério dos Templários (ou Ordem de Cristo), da Cabala, da Filosofia.
A mim, e pessoalmente falando, abriu-me o apetite para estas áreas de Conhecimento.
Por isto tudo, Muito Obrigado José Rodrigues dos Santos.

Amaro Cantador