terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Um livro, um Mundo de Conhecimento



Acabei à dias de ler o "Codex 632" do José Rodrigues dos Santos (sim o da RTP), confesso que foi uma (muito) agradável surpresa.
Não era muito de ler romances, não tenho formação ao nível de Línguas, Filosofias, Literaturas ou afins, mas de Tecnológicas, logo o romance para mim era, até à 2 anos, um tipo de literatura que não ligava pêva. Mas a minha esposa fez-me o favor de me "enganar" com um romance pensando eu que seria uma livro técnico e ofereceu-me "O Código Da Vinci" e abriu o apetite (obrigado AMOR).
Mas isto tuda para dizer o seguinte:
O Codex, além de ser um romance de investigação histórica, anda à volta da vida de Colombo, tem capítulos que referem (superficialmente nas de modo a abrir o apetite) à Filosofia Kanteniana (acho que é assim que se diz) e de Foulcault, ao Misticismo Neo-Gótico da Quinta da Regaleira em Sintra, à Cabala Judia e ao Gótico Português, mais conhecido pelo estilo Manuelino existente, entre outros, no Convento de Cristo em Tomar.
Ou seja, de uma assentada este livro foca, não só, aspectos de natureza histórica mas também do aspecto esotérico que envolve todo o mistério dos Templários (ou Ordem de Cristo), da Cabala, da Filosofia.
A mim, e pessoalmente falando, abriu-me o apetite para estas áreas de Conhecimento.
Por isto tudo, Muito Obrigado José Rodrigues dos Santos.

Amaro Cantador

1 comentário:

Anónimo disse...

Parou de comer e fitou-o com uma expressão insinuante. «Sabe qual é a minha maior fantasia de cozinheira?»
«Hã?»
«Quando um dia for casada e tiver um filho, vou fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas.»
Tomás quase se engasgou com a sopa.
«Como?»
«Quero fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas», repetiu ela, como se dissesse a coisa mais natural do mundo. Colocou a mão no seio esquerdo e espremeu-o de modo tal que o mamilo espreitou pela borda do decote. «Gostava de provar?»
Tomás sentiu uma erecção gigantesca a formar-se-lhe nas calças. Incapaz de proferir uma palavra e com a garganta subitamente seca, fez que sim com a cabeça. Lena tirou todo o seio esquerdo para fora do decote de seda azul (...). A sueca ergueu-se e aproximou-se do professor; em pé, ao lado dele, encostou-lhe o seio à boca. Tomás não resistiu. Abraçou-a pela cintura e começou a chupar-lhe o mamilo saliente

Excerto da obra literária.