quinta-feira, 18 de março de 2010

CARLOS PINTO COELHO AGRACIADO PELO GOVERNO FRANCÊS !




Carlos Pinto Coelho, último convidado das " Conversas da Cabana ", na qual foi brindado com a presença de 75 admiradores, numa tertúlia dedicada inteiramente ao estado da televisão em Portugal, vai ser agraciado com um título que só é dirigido aos cidadãos de excelência.


De facto,na sexta-feira, 19 de Março às 18h30, durante uma recepção no Palácio de Santos (Rua de Santos-o-Velho, n° 5 em Lisboa) o Embaixador de França em Portugal Denis Delbourg entregará as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras ao jornalista Carlos Pinto Coelho.
O Ordem das Artes e das Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério francês da Cultura. Tem três graus : Cavaleiro, Oficial e Comendador.
Em Portugal, várias personalidades da cultura já receberam esta distinção como Amália Rodrigues, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa Luís, João Bénard da Costa, Júlio Pomar , António Lobo Antunes ...
Oficiais : Lídia Jorge, Luís Miguel Cintra, Eduardo Lourenço ...
Cavaleiros : Mísia, José Saramago, José Manuel Castello Lopes, Maria de Medeiros...
Ao entregar esta prestigiada comenda a Carlos Pinto Coelho o governo francês pretende homenagear a carreira do repórter que entrevistou e divulgou importantes nomes das letras francesas em Portugal e que, ao longo dos tempos, tem dado um importante contributo para o reforço dos laços culturais e de amizade entre Portugal e França. O Senhor Carlos Pinto Coelho moderou há dois anos os Estados Gerais do Multilinguismo na Universidade da Sorbonne, em Paris, que juntou os 27 ministros da Cultura da Europa.
A imprensa está cordialmente convidada a assistir a esta cerimónia que reunirá importantes personalidades dos sectores político, cultural e universitário.