.jpg)
Ferreira Fernandes, jornalista de excelência, hoje ao serviço do 'DN', publica na sua habitual coluna da última página daquele diário um texto com oprtunidade acerca dos "gostos" pelas touradas, diga-se corridas de touros, no seio do Bloco de Esquerda. E salienta que a única edil do BE está em Salvaterra de Magos. E a dada altura Ferreira Fernandes refere que "(...) O BE tem uma única câmara e, essa, é a de Salvaterra da Magos. É no Ribatejo, a sua festa maior é dos Toiros e do Fandango, e os seus doces mais conhecidos são os barretes"(...).
Esta referência aos "barretes" é uma grande homenagem, que possivelmente nem Ferreira Fernades sabe do seu alcance, a um grande português que dedicou 50 anos de carreira à rádio e ao humor portugueses. Ruy Andrade, co-proprietário dos célebres 'Parodiantes de Lisboa', quis um dia homenagear o seu pai que era pasteleiro e que tinha um pequeno café em Salvaterra de Magos. E para o efeito, inventou um nome para uma doçaria de seu pai cuja ideia era perpetuar esse nome e o logotipo gráfico. E assim foram criados os "barretes", um dos melhores doces de Portugal.
Ferreira Fernandes prestou indirectamente uma grande homenagem a um dos tais portugueses que muito fizeram pelo seu país, sem ser a construir aeroportos, pontes e TGV's.
do blog - http://pauparatodaaobra.blogspot.com