terça-feira, 6 de outubro de 2009

RUY ANDRADE - HOMENAGEADO INCONSCIENTEMENTE POR JORNALISTA DO DN





Ferreira Fernandes, jornalista de excelência, hoje ao serviço do 'DN', publica na sua habitual coluna da última página daquele diário um texto com oprtunidade acerca dos "gostos" pelas touradas, diga-se corridas de touros, no seio do Bloco de Esquerda. E salienta que a única edil do BE está em Salvaterra de Magos. E a dada altura Ferreira Fernandes refere que "(...) O BE tem uma única câmara e, essa, é a de Salvaterra da Magos. É no Ribatejo, a sua festa maior é dos Toiros e do Fandango, e os seus doces mais conhecidos são os barretes"(...).

Esta referência aos "barretes" é uma grande homenagem, que possivelmente nem Ferreira Fernades sabe do seu alcance, a um grande português que dedicou 50 anos de carreira à rádio e ao humor portugueses. Ruy Andrade, co-proprietário dos célebres 'Parodiantes de Lisboa', quis um dia homenagear o seu pai que era pasteleiro e que tinha um pequeno café em Salvaterra de Magos. E para o efeito, inventou um nome para uma doçaria de seu pai cuja ideia era perpetuar esse nome e o logotipo gráfico. E assim foram criados os "barretes", um dos melhores doces de Portugal.
Ferreira Fernandes prestou indirectamente uma grande homenagem a um dos tais portugueses que muito fizeram pelo seu país, sem ser a construir aeroportos, pontes e TGV's.

do blog - http://pauparatodaaobra.blogspot.com

Sem comentários: