quinta-feira, 6 de setembro de 2007

GEORGES DUSSAUD CIDADÃO DO MUNDO


"Nós, portugueses, não celebramos nada. Somos ensinados para não celebrar nada. Pior, somos ensinados para uma espécie de vergonha e silêncio. A existência de uma cultura de celebração requer abertura à distinção e à solenidade, coisas que a nossa baixa educação cívica e histórica repele. No ensino ou fora, o português é treinado para desprezar símbolos, memórias, rituais, tudo o que no mundo real das sociedades e das pessoas há de mais emotivo e não racional."

Lomba, Pedro, Diário de Notícias em 2007/06/07


Este belíssimo texto retirado do blogue - http://salvaterraefixe.blogspot.com/, demonstra na perfeição o espírito do povo português, em relação á sua história, á sua cultura e ás suas gentes, que anonimamente ou em excelência, são motivo de regozijo.

Quero homenagear um fotógrafo francês, Georges Dussaud, que há 25 anos capta o Portugal mais profundo com a sua câmara fotográfica, fixando realidades e quotidianos, que na sua maioria, já se extinguiram.

Sensibilizou-o, mais a sua esposa, este país feito de pessoas puras e ingénuas, aldeias e paisagens em suspensão temporal.

Quero homenagear um etnólogo musical corso, Michel Giacometty, que no final dos anos 50 fixou-se neste cantinho periférico, por amor a uma mulher e ao cancioneiro popular musical riquíssimo que ainda existia nessa época, no dia a dia das pessoas, nas memórias que lhes deixaram 0s seus avós.

Durante anos, este cidadão da Córsega, calcorreou o país de lés a lés, munido de um gravador e um microfone, registando canções, lamúrias, lendas, músicas e sons de um povo que já não existe.


Graças a Georges Dussaud e Michel Giacometty, parte da nossa cultura fotográfica e fonográfica foi preservada para a posteridade. Ambos cidadãos estrangeiros e cidadões do mundo.


Em Portugal, a principal preocupação dos seus cidadãos, é inventar dinheiro para se entediarem quinze dias por ano numa resort de luxo, num país exótico, que nem precisam sequer saber o seu nome.

Em Portugal há um país fabuloso por descobrir, longe das praias e dos shoppings.
Em Portugal existem paraísos naturais e arquitectónicos valiosíssimos.
Existem ainda pessoas puras e ingénuas...mas estão se extinguindo.


" Crónicas Portuguesas ", Georges Dussaud, exposição de fotografia no Centro Português de Fotografia, no Porto. a não perder.