segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA NAS CONVERSAS DA CABANA


Na próxima 5ª feira, 31 de Janeiro 2008, em mais uma " Conversas da Cabana ", teremos o previlégio de receber uma ilustre cliente de longa data da Cabana dos Parodiantes - Ana Maria Magalhães. Filha da conhecidíssima Angela Sarmento ( Tareca ) e irmã do não menos conhecido Tó Zé Martinho.
Ana Maria Magalhães Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi como professora da disciplina de Historia que trabalhou em quase toda a sua vida. Começou a leccionar em Lourenço Marques em 1969, vindo a ter colocação em Portugal, na Escola Preparatória de Salvaterra de Magos.
O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo.
Em 1994 aceitou o convite da Expo'98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo'98 e as escolas.
Como escritora e investigadora, tem uma longa lista de livros publicados, na qual se destacam os que publicou juntamente com Isabel Alçada da colecção " Uma Aventura...", da Editorial Caminho.

Ana Maria Magalhães vem-nos falar sobre o grande Terremoto de Lisboa de 1755, apartir de um livro seu " O dia do Terremoto ", 7º volume da colecção Viagens no Tempo, Editorial Caminho.
Será certamente um serão estimulante sobre a história de portugal e de Lisboa.
A Lisboa de antes e de depois do terremoto.

A Cabana espera por ti em mais uma noite sem televisão nem futebol. Simplesmente... uma conversa e uma Cabana!