sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ABSTRACT LIGHTS - 1ª EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DO JOVEM JOÃO PEREIRA GOMES



É com regozijo que recebo na Cabana dos Parodiantes a 1ª exposição do jovem fotógrafo autodidacta João Pereira Gomes, de título " Abstract Lights ". Ele próprio, cliente da Cabana, onde costuma se encontrar com os seus amigos, confidenciava-me antes da montagem que, sempre foi um sonho mostrar as suas imagens num espaço realmente fantástico e único como a Cabana ( palavras da sua autoria ).


As fotografias estão penduradas numa corda de fibras naturais, como se estivessem secando depois de reveladas e mergulhadas nos líquidos químicos. Estão dispostas ao longo de todo o salão, por cima dos sofás. Relatam viagens por Portugal e Espanha e registam momentos únicos de olhar as especificidades do mundo que, João Pereira Gomes concorda serem únicas e transmissíveis, ou não estivessem á mercê de quem entra na Cabana dos Parodiantes. Na montra da rua, pode-se ver uma recriação de um laboratório de fotografia, com o ampliador e a sua mesa reguada, asim como as tinas dos líquidos e as pinças.


Visitar a Cabana para contemplar as fotos de João Pereira Gomes é uma experiência positiva, pois assistimos ao nascimento de um talento que, decerto irá se multiplicar por milhares de imagens, imagens dum mundo sempre em aberto.