sábado, 24 de maio de 2008

MUDANÇAS CLIMÁTICAS - AQUECIMENTO OU ARREFECIMENTO GLOBAL DO PLANETA ? ACONTECEU NA CABANA.




MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Qual aquecimento global ?!
Depois de numa das últimas tertúlias ter sido abordada a temática do declínio do petróleo e dos demais combustíveis fósseis, a saga prosseguiu com o tema das mudanças climáticas.

As conferências de Al Gore sobre o aquecimento global, assim como, as conclusões dos estudos do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) têm-nos deixado apreensivos. Soaram por isso os alarmes de PERIGO de sobrevivência para a vida na Terra.


Surpreendentemente em 9 de Fevereiro de 2008 pudemos ler no Jornal “Expresso”:

“Não estamos à beira de qualquer catástrofe climática”
Entre o alarmismo de uns, projectando um planeta que arde a um ritmo que dificilmente conseguiremos inverter, temos outros cientistas e estudiosos que ironizam e que chegam mesmo a falar em arrefecimento global.
Que pensar então?!
Foi para nos ajudar a dirimir este conflito que tivemos na Cabana, no passado dia 15 de Maio 2008, autor daquela frase que desmentia estarmos à beira de uma catástrofe climática, o Professor Doutor João Corte Real, um dos mais antigos investigador português nos domínios da meteorologia e do clima, primeiramente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desde 2001 na Universidade de Évora. Presentemente é investigador no Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas da Universidade de Évora, onde coordena o Grupo de Investigação Água, Solo e Clima (ACS).
Connosco esteve também Rui Gonçalo Moura, autor do blog Mitos Climáticos (http://mitos-climaticos.blogspot.com/), engº e antigo docente IST, mestre em economia, trabalhou na Comissão Europeia e há mais de 15 anos vem efectuando estudos em universidades canadianas e francesas sobre meteorologia e climatologia.
Se é verdade que nas últimas três décadas, facto que ambos nos confirmaram, se verificou um aumento da temperatura média anual, importa reter que tendo por base uma análise mais macro - ao nível dos milénios e não apenas das últimas décadas - não estamos numa situação alarmante, pois a temperatura média actual está ainda aquém daquela que se registava no início do século XX.

(A linha horizontal a tracejado representa a temperatura do início do século XX)
Outra das curiosidades foi a referência aos serviços meteorológicos dos EUA que anunciaram em 6 de Fevereiro de 2008 que a temperatura de - 57 ºC atingida no Alasca, nesse dia, se aproximou do recorde de - 58 ºC.

O conhecimento desse dado justificou uma nota de humor associada ao desabafo de um qualquer urso polar:
“EU NÃO QUERO SABER O QUE AL GORE DIZ, EU TENHO FRIO!”
Outra informação obtida que reputo de muito importante é que não existem dados científicos que possam associar o acréscimo de temperatura ao aumento da concentração de CO2. A realidade tem por ora desmentido esta associação.
Senão veja-se:
No período entre 1900 e 1910, a Revolução Industrial estava em marcha na Europa, o carvão era o combustível que marcava o ritmo do desenvolvimento, as emissões de CO2 cresceram exponencialmente, mas a temperatura na Terra diminuiu nesse intervalo;
Entre 1910 e 1930, passamos por um período conturbado, I Guerra Mundial, ascensão de Hitler ao poder e a dinâmica industrial foi muito reduzida, as emissões de CO2 regrediram, mas a temperatura aumentou.
De 1930 a 1960 a temperatura manteve-se inalterada, independentemente da II Grande Guerra e da ulterior ascensão industrial europeia.
Entre 1960 e 1975 as emissões de CO2 cresciam, a nossa qualidade de vida também, a temperatura média desceu.
Daí para cá é que tem ocorrido – por coincidência (?) – uma evolução da temperatura a par de um aumento da concentração de CO2. Contudo, se uma coisa estivesse correlacionada com a outra, como explicar os períodos anteriores?!
Para mim ficou claro, os ambientalistas (tal como todos nós) devem preocupar-se e tratar a poluição que se alastra e ameaça o nosso estilo de vida. O enfoque deve regressar ao REDUZIR, RECICLAR e REUTILIZAR. Deixemos, por ora, a Terra tratar do CLIMA … pois, tal como o passado nos vem demonstrando, não se tem justificado o pânico sentido (senão mesmo vivido) com alguns fenómenos atmosféricos e/ou climatológicos de que ressaltaria o buraco do ozono e o El Nino.
“Mais do que certezas em resposta às nossas incertezas do amanhã, qualquer reflexão sobre o futuro traz-nos incertezas às nossas certezas presentes”
((Edgar Morin, o método)
Maio, 2008
Helder Manuel Esménio