segunda-feira, 12 de março de 2007


ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

As conversas da Cabana, na próxima 5ª feira, passam pelo futuro da arquitectura e da construção em portugal e em todo o mundo.

Cláudia Melo, uma jovem arquitecta, licenciada na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, com mestrado em Environment Designer Engineering no College London University, já deu várias conferências sobre a sustentabilidade na arquitectura em países como Líbia, Argélia e Suíça, assim como em Portugal.

Em relação aos seus projectos, o mais conhecido é o protótipo no tecnopólo da cidade de Moura, que ainda não foi concretizado fisicamente. Nesse projecto, Cláudia Melo fez um estudo da tipologia das casas da região, assim como uma avaliação intênsiva do clima e tambêm dos materiais utilizados na construção ao longo dos séculos em Moura. O resultado é um bairro de casas solares, com aproveitamento quase total da energia do sol, económica e com baixas emissões de CO2.

Com o recurso a imagens projectadas em Power Point, a arquitecta convidada, vai-nos conduzir a uma viagem rumo às casas do futuro, ou seja ás casas amigas do ambiente.

Sem comentários: