terça-feira, 17 de outubro de 2006

O AMOR EM PLATÃO

Um acto de amor, foi o que José Manuel Marques nos ofereceu, na 5ª feira, 12 de Outubro, naquela que foi a primeira " Conversas da Cabana " da reentré, após as férias. Tendo como pano de fundo " O Banquete " do filósofo Platão, este professor de filosofia do colégio Valsassina em Lisboa, deu-nos uma autêntica lição sobre o amor num plano filosófico.
Sempre interagindo com os espectadores, desmontou o carácter nobre de que o amor se reveste na nossa existência terrena, assim como suas vicissitudes.
O amor como exaltação da vida em oposição à morte.
O amor como um estado de alma elevado, que nos pode conduzir à imortalidade, em sentido contrário à degradação física e moral do indivíduo.
O amor como essência vital para a manutenção e continuidade da humanidade.
Pelo meio, houve questões e depoimentos de alguns dos presentes que acrescentaram e enriqueceram aspectos relacionados com o tema e que muito contribuiram para mais uma noite repleta de magia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não teve uma noite de Amor em Platão na "nossa" Cabana, esta descrição sabe a pouco!
Assim sendo, reforço a minha sugestão: porque não gravar (p.ex. em cassete áudio) a conferência para que depois a possamos ouvir?

Há oradores que não se importam com isso … pode ser que o Prof. José Manuel Marques e outros também não se importem. Tenho ido a algumas conferências em que as pessoas levam as cassetes, pedem autorização ao orador e … eis a “obra de arte” na Era da sua reprodutibilidade técnica!!!!

Eu já estou a dizer isto a antever as proximas conferências que se adivinham muuuuiiiiittttoooo interessantes ;) hihihihihihihihi … e não só, também era uma forma de aumentar o espólio artístico-cultural da Cabana!!!

(Ufff, esgotei os meus argumentos!!!)

Beijos,
Inês

Anónimo disse...

Em relação á ideia da Inês creio que é uma boa ideia, porque não fazer uma rádio cabana de salvaterra de Magos, Com as iniciais RCSM, tambem era uma boa ideia. E fazer reviver a Cabana de há muitos anos a trás, em relação aos parodiantes de lisboa.Afinal o que chama os turistas a Salvaterra de Magos é realmente os barretes e a cabana e não as festas que se dão uma vez por ano.Realmente é preciso uma pessoa nortenha dar a medalha de ouro á cabana e nao á camara, pois é na cabana que se passam actividades bem interessantes como as palestras que têm decorrido. Realmente em casa de ferreiros espeto de pau e é bem verdade, esta presidencia nao dá valor ao tesouro que tem.Faz mais a cabana para dar alguma cultura aos salvaterrenses do que a camara municipal. Bem haja á Gerencia da Cabana que bons mestres nos tem mostrado e por tudo o que aprendemos. A cabana é pequena mas boa e a camara e grande e pessima porque nao da valor a estas pequenas grandes coisas.

Anónimo disse...

Apoiado!!!! :)
Nos dias de hoje, a net permite não só reviver outros tempos como também divulgar as novas ideias e eventos que têm decorrido na nossa Cabana!

Vou à Cabana desde pequenina e sempre achei fascinante aquela aura que a envolve ... mas, não é só a Cabana que leva os turistas a Salvaterra, nem as festas... É preciso não esquecer que há o mês da Enguia, exposições, as touradas, os/as cavaleiros/as e os cavalos (como pude ver recentemente num interessante evento promovido pela EquiMagos).

As "Câmaras" passam... e Salvaterra permanece, com todas as actividades artistico-culturais e com o apoio fundamental dos Salvaterrenses e amigos/familia (que é o meu caso!!!!)!

Viva Salvaterra!!! Sempre em grande!!!

Inês