quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PATILHAS E VENTOINHA NO CINEMA


Agora que estamos em maré de cinema, pois ainda há uma semana tivemos o Fernando Galrito na Cabana dos Parodiantes a apresentar filmes de animação premiados por essa Europa fora, gostava de partilhar convosco, um projecto dos Parodiantes, nesta área, nos idos anos sessenta, que infelizmente não chegou a concretizar-se.

Recorrendo aos arquivos da minha familia, descobri num semanário intitulado "TV", propriedade da Radio Televisão Portuguesa, datado de 15 de Junho de 1967, com o numeo 216, uma noticia de página inteira com o título: " Patilhas e Ventoinha no cinema ". Nesse artigo, escrito por Antero Antunes, este realça os vinte anos de existência, nesse ano, dos Parodiantes de Lisboa, e a extrema popularidade que estes apresentam pelo país inteiro, colónias ultramarinas e outros países onde residem e trabalham emigrantes portugueses. Esta fama tem sido perpetuada nas saídas que os Parodiantes fazem questão de fazer, nas inaugurações de colectividades, espectáculos de beneficiência e a recente aparição (à epoca), dos famosos inspectores particulares (á parte)Patilhas e Ventoinha no programa de televisão do não menos famoso inspector Varatojo (falecido o ano passado).

Antero, escreveu ainda, que esta onda merecia um aproveitamento por parte do cinema, visto as histórias hilariantes dos detectives, pela sua riqueza de situações, prestarem-se efectivamente a essa forma de arte.
Segundo o escriba, os Parodiantes terão-se deslocado á cidade do Porto, para participarem com êxito num programa de variedades. No parque de campismo de Angeiras, onde Ruy e Zé Andrade se encontravam para uma alegre petiscada com os orgãos de informação, a equipa de produções Perdigão Queiroga aproveitou para filmar algumas cenas em película, naquele que seria uma nova aventura dos Parodiantes.

Não existem dados que esse filme tivesse sido terminado, nem existe conhecimento do paradeiro dessas cenas captadas no parque de campismo de Angeiras, perto do Porto.
Tratou-se de mais uma ideia original que se desperdiçou no limbo do cinema português.
Fiquem então com a único registo dessa tarde bem passada.

Sem comentários: